domingo, 12 de agosto de 2018

Universidade e Sociedade

Fonte: (Archives cor. NR, Sabrina Fournier)

Na aula do dia 06 de Agosto de 2018, foi visto sobre os pensadores Alain Coulon e Pierre Lévy, conforme foi visto no decorrer do quadrimestre dando ênfase em diversos pensadores que fazem parte de importantes legados e no qual trouxe também uma grande contribuição para o modelo da UFSB, como fonte de um novo conceito de Universidade. 

Hoje se encerra com esses dois grandes pensadores o componente curricular no qual agregou muito conhecimento, e mais interação entre os modelos universitários existentes.
Foi apresentado o modelo universitário de Coulon na França e como funcionava a educação comparada com a Brasileira, Alain ele trás consigo o caráter inovador de sua linha de investigação, que foi inspirada nas formulações de Garfinkel e Cicourel, que permitiu um conjunto de pesquisas sobre os estudantes universitários em momento de transformação do ensino superior francês. Ademais, a pesquisa que Alain fez foi realizada na Universidade de Paris 8, e foi também responsável pelos estudos na etnometodologia aplicados a educação na sociologia francesa.



Para Coulon a vida universitária tem que ser baseada no “Oficio de estudante” que é o tempo estranhamento (mostra o primeiro momento de entrada dos ingressantes na universidade, tendo o sentimento de felicidade de ter ingressado e pelo estranhamento provocado pela necessidade de compreender regras e normas institucionais desse novo mundo), o tempo de aprendizagem (os modos como os estudantes lidam com as normas e regras que regem a vida universitária e aprendendo o ofício de estudante, o trabalho intelectual que os levará a se tornarem componentes efetivos da comunidade acadêmica) e o tempo de afiliação (as novas aprendizagens, das relações com colegas, docentes, à cidade, às normas acadêmicas, as burocracias da universidade, às distintas formas de avaliação apresentadas pelos docentes e aos novos conceitos).




Fonte: blogger café com sociologia






fonte: Fronteiras do pensamento





Em guisa de conclusão, por último foi visto uma entrevista de Pierre Lévy no qual se trata da cibercultura, trazendo um conceito que hoje é muito utilizado, o conhecimento em forma virtual de maneira que se acrescente no mundo trazendo novos conhecimentos por uma plataforma distinta. Fica disponível para se aprofundar mais o link com a entrevista. Chegamos ao fim desse blogger, entretanto, foi de muita aprendizagem em coletivo, utilizando assim da ferramenta da cibercultura para propagar novos conceitos de pensadores de alguns modelos universitários.


















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