Paulo Freire
Paulo Freire |
Na aula de segunda-feira do dia 23 de julho de 2018, foi comentado a respeito do autor Paulo Freire e algumas de suas contribuições para educação e também para exemplo de modelo de universidade como UFSB. Em continuidade, foi apresentado um documentário Paulo Freire contemporâneo.
No documentário foi retratado um
pouco da biografia do autor, e logo após relata um pouco das suas idéias e
contribuições para a história da educação. No contexto histórico que Paulo Freire vivia
houve uma grande barreira para seus pensamentos como a ditadura militar,
precisamente nessa época ele tentou introduzir o plano de alfabetização, no
qual o objetivo era dar acesso ao ensino aos desfavorecidos. Por tal causa
Paulo foi acusado de conceitos subversores e acabou sendo exilado no Chile, da
mesma maneira fica explicito no documentário o sentimento de orgulho em ser
brasileiro. No momento seguinte do vídeo foi discorrido
sobre a antropologia freiriana com perspectivas humanitárias. Essa teoria
relata sobre o dinamismo do conhecimento e a importância da universalização da
educação de qualidade. Ademais, foi mostrado que ele é uma referência quando se
trata de pedagogia e que seus projetos evidenciam um excelente conhecimento
sobre os pilares educacionais do futuro. Este documentário, também é exibido alguns dos domínios de centros de estudos em
que o modelo freiriano é praticado, como: na antropologia, o conceito de Paulo
Freire é baseado em o ser humano estar sempre em constante evolução e
transformação, assim como o conhecimento.
Logo após foi exibido alguns vídeos que
explicava um pouco do que se relatava o livro "Pedagogia da
autonomia". Em alguns desses foram possível perceber que algumas
questões do autor que foi um precursor da ideia de uma educação pedagógica
autônoma e inclusiva. Paulo Freire trás assim uma visão que o indivíduo pense
como um ser critico que passe a se questionar, no qual sua realidade ali ela
não está estagnada e sim que pode ser mutável, sendo assim um agente ativo da
mudança.
Ademais, Freire trás uma questão
que é muito bem empregada e aceita hoje em algumas instituições, que faz com que
o aluno faça uma troca com os professores, sendo assim os discentes pode levar
seus questionamentos e suas contribuições para que assim possa ser construído
realmente um ambiente de aprendizagem mútuo.
No decorrer é ponderado sobre a
importância de como é imprescindível ter um olhar de como se passa a realidade
dos alunos dentro dos ambientes escolares e tentar se adequar a eles e não o
contrário, tentando assim inseri-los no cotidiano o qual fazem parte.
Sendo assim o modelo de
pensamento de Paulo Freire nos remete ao atual estilo da UFSB, no qual nos
remete essa interação que tenta inserir os jovens como principal quadjuvante, o
qual tem a possibilidade de se tornar um ser capaz, pensante e crítico dando
assim frutos de suas próprias idéias e não reprodutor de outros conceitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário