sábado, 11 de agosto de 2018

Aula do dia 23 de julho

Paulo Freire 


Paulo Freire


Na aula de segunda-feira do dia 23 de julho de 2018, foi comentado a respeito do autor Paulo Freire e algumas de suas contribuições para educação e também para exemplo de modelo de universidade como UFSB. Em continuidade, foi apresentado um documentário 
Paulo Freire contemporâneo


No documentário foi retratado um pouco da biografia do autor, e logo após relata um pouco das suas idéias e contribuições para a história da educação. No contexto histórico que Paulo Freire vivia houve uma grande barreira para seus pensamentos como a ditadura militar, precisamente nessa época ele tentou introduzir o plano de alfabetização, no qual o objetivo era dar acesso ao ensino aos desfavorecidos. Por tal causa Paulo foi acusado de conceitos subversores e acabou sendo exilado no Chile, da mesma maneira fica explicito no documentário o sentimento de orgulho em ser brasileiro. No momento seguinte do vídeo foi discorrido sobre a antropologia freiriana com perspectivas humanitárias. Essa teoria relata sobre o dinamismo do conhecimento e a importância da universalização da educação de qualidade. Ademais, foi mostrado que ele é uma referência quando se trata de pedagogia e que seus projetos evidenciam um excelente conhecimento sobre os pilares educacionais do futuro. Este documentário, também é exibido alguns dos domínios de centros de estudos em que o modelo freiriano é praticado, como: na antropologia, o conceito de Paulo Freire é baseado em o ser humano estar sempre em constante evolução e transformação, assim como o conhecimento.



Logo após foi exibido alguns vídeos que explicava um pouco do que se relatava o livro "Pedagogia da autonomia". Em alguns desses foram possível perceber que algumas questões do autor que foi um precursor da ideia de uma educação pedagógica autônoma e inclusiva. Paulo Freire trás assim uma visão que o indivíduo pense como um ser critico que passe a se questionar, no qual sua realidade ali ela não está estagnada e sim que pode ser mutável, sendo assim um agente ativo da mudança. 

Ademais, Freire trás uma questão que é muito bem empregada e aceita hoje em algumas instituições, que faz com que o aluno faça uma troca com os professores, sendo assim os discentes pode levar seus questionamentos e suas contribuições para que assim possa ser construído realmente um ambiente de aprendizagem mútuo. 

No decorrer é ponderado sobre a importância de como é imprescindível ter um olhar de como se passa a realidade dos alunos dentro dos ambientes escolares e tentar se adequar a eles e não o contrário, tentando assim inseri-los no cotidiano o qual fazem parte. 

Sendo assim o modelo de pensamento de Paulo Freire nos remete ao atual estilo da UFSB, no qual nos remete essa interação que tenta inserir os jovens como principal quadjuvante, o qual tem a possibilidade de se tornar um ser capaz, pensante e crítico dando assim frutos de suas próprias idéias e não reprodutor de outros conceitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário