segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Trabalho Final, 13 de Agosto de 2018


Com objetivo de fazer a divulgação da UFSB p para algumas escola, foi realizado como trabalho final a ideia de levar mais informações a respeito da universidade para dois públicos iguais, porém com realidades econômicas diferentes. O grupo sendo assim visitou duas instituições que foram elas o Colégio Estadual Josué Brandão (público) e o Colégio Adventista (privado).

A principal ideia foi apresentar o modelo da universidade, esclarecer seus funcionamentos e tentar sanar qualquer dúvida dos estudantes ali presente, sendo desse modo uma experiência única e bastante proveitosa no qual amplia o conhecimento dos itabunenses a respeito do método de ingresso da UFSB.


fonte: Lucas Leone

fonte: Lucas Leone

fonte: Lucas Leone

fonte: Lucas Leone


Maiores informações acesse o link: http://www.ufsb.edu.br/

domingo, 12 de agosto de 2018

Universidade e Sociedade

Fonte: (Archives cor. NR, Sabrina Fournier)

Na aula do dia 06 de Agosto de 2018, foi visto sobre os pensadores Alain Coulon e Pierre Lévy, conforme foi visto no decorrer do quadrimestre dando ênfase em diversos pensadores que fazem parte de importantes legados e no qual trouxe também uma grande contribuição para o modelo da UFSB, como fonte de um novo conceito de Universidade. 

Hoje se encerra com esses dois grandes pensadores o componente curricular no qual agregou muito conhecimento, e mais interação entre os modelos universitários existentes.
Foi apresentado o modelo universitário de Coulon na França e como funcionava a educação comparada com a Brasileira, Alain ele trás consigo o caráter inovador de sua linha de investigação, que foi inspirada nas formulações de Garfinkel e Cicourel, que permitiu um conjunto de pesquisas sobre os estudantes universitários em momento de transformação do ensino superior francês. Ademais, a pesquisa que Alain fez foi realizada na Universidade de Paris 8, e foi também responsável pelos estudos na etnometodologia aplicados a educação na sociologia francesa.



Para Coulon a vida universitária tem que ser baseada no “Oficio de estudante” que é o tempo estranhamento (mostra o primeiro momento de entrada dos ingressantes na universidade, tendo o sentimento de felicidade de ter ingressado e pelo estranhamento provocado pela necessidade de compreender regras e normas institucionais desse novo mundo), o tempo de aprendizagem (os modos como os estudantes lidam com as normas e regras que regem a vida universitária e aprendendo o ofício de estudante, o trabalho intelectual que os levará a se tornarem componentes efetivos da comunidade acadêmica) e o tempo de afiliação (as novas aprendizagens, das relações com colegas, docentes, à cidade, às normas acadêmicas, as burocracias da universidade, às distintas formas de avaliação apresentadas pelos docentes e aos novos conceitos).




Fonte: blogger café com sociologia






fonte: Fronteiras do pensamento





Em guisa de conclusão, por último foi visto uma entrevista de Pierre Lévy no qual se trata da cibercultura, trazendo um conceito que hoje é muito utilizado, o conhecimento em forma virtual de maneira que se acrescente no mundo trazendo novos conhecimentos por uma plataforma distinta. Fica disponível para se aprofundar mais o link com a entrevista. Chegamos ao fim desse blogger, entretanto, foi de muita aprendizagem em coletivo, utilizando assim da ferramenta da cibercultura para propagar novos conceitos de pensadores de alguns modelos universitários.


















sábado, 11 de agosto de 2018

ANISIO TEIXEIRA

Anísio Teixeira


"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim vida, no sentido mais autêntico da palavra."

-Anísio Teixeira

Na aula de segunda-feira, logo no inicio foi feito uma roda de conversa a respeito do documentário "Educadores Brasileiros: Anísio Teixeira" e o livro "Uma perspectiva do ensino superior no Brasil" 

Foi dado inicio a roda de conversa a respeito do livro, no qual foi discorrido sobre um pouco da vida do autor que tinha origem de Caetité, e a influência que na época sua família tinha, suas dificuldades e de como foi perseguido por ter seus ideais diferentes dos demais, no texto trás um pouco a criação de Anísio, relatando como foi sua jornada até seus últimos dias. O que vem sido destacado é que a partir dessa formação dele foi onde surgiu seus questionamentos e suas posições e seus novos conceitos que de alguma forma iria fazer a diferença para muitos.

A partir dos estudos e com o novo conhecimento de mundo Teixeira começa a ganhar uma nova perspectiva de vida, a se questionar sobre determinados conceitos, e vai de contra aos seus conceitos da Igreja Católica. Advindo desse novo modo de pensar Anísio acabou sendo alvo de perseguições por ter ideias contrarias, ele começa a pensar um modelo, esse denominado Anisiano pensando na educação de inclusão, sendo assim uma instituição pública, laica e obrigatória, sem amarras, dando acesso a todos. Para Anísio não se aprendia apenas ideias ou fatos mas também desenvolvia o senso critico, desde que a instituição oferte tal, o qual formaria melhores os indivíduos.

Fonte: Amigos de Pelotas

Logo após foi exposto o vídeo de uma entrevista com o nome "Encontro Educação Popular e Universidade" com o professor Naomar de Almeida, que era uma roda de conversa falando sobre uma relação de entre a universidade e educação popular- Atual momento histórica com Boaventura de Sousa Santos.
Boaventura fala sobre o futuro das Universidades como elas estão estagnadas, e que em algum momento elas vão precisar se reinventar, só preocupadas em quanto é que se gasta e não atraindo tanto a importância para os futuros indivíduos que sairão dali e que nem todos acabam tendo uma oportunidade de ingresso, então, Boaventura trás consigo o conceito de "Pluriversidade" no qual em algum momento a Universidade vai precisar se encaixar, ou seja, buscando inserir fatores culturais, sociais e de conhecimentos tentando se adequar para oferecer uma melhor educação.  

Aula do dia 23 de julho

Paulo Freire 


Paulo Freire


Na aula de segunda-feira do dia 23 de julho de 2018, foi comentado a respeito do autor Paulo Freire e algumas de suas contribuições para educação e também para exemplo de modelo de universidade como UFSB. Em continuidade, foi apresentado um documentário 
Paulo Freire contemporâneo


No documentário foi retratado um pouco da biografia do autor, e logo após relata um pouco das suas idéias e contribuições para a história da educação. No contexto histórico que Paulo Freire vivia houve uma grande barreira para seus pensamentos como a ditadura militar, precisamente nessa época ele tentou introduzir o plano de alfabetização, no qual o objetivo era dar acesso ao ensino aos desfavorecidos. Por tal causa Paulo foi acusado de conceitos subversores e acabou sendo exilado no Chile, da mesma maneira fica explicito no documentário o sentimento de orgulho em ser brasileiro. No momento seguinte do vídeo foi discorrido sobre a antropologia freiriana com perspectivas humanitárias. Essa teoria relata sobre o dinamismo do conhecimento e a importância da universalização da educação de qualidade. Ademais, foi mostrado que ele é uma referência quando se trata de pedagogia e que seus projetos evidenciam um excelente conhecimento sobre os pilares educacionais do futuro. Este documentário, também é exibido alguns dos domínios de centros de estudos em que o modelo freiriano é praticado, como: na antropologia, o conceito de Paulo Freire é baseado em o ser humano estar sempre em constante evolução e transformação, assim como o conhecimento.



Logo após foi exibido alguns vídeos que explicava um pouco do que se relatava o livro "Pedagogia da autonomia". Em alguns desses foram possível perceber que algumas questões do autor que foi um precursor da ideia de uma educação pedagógica autônoma e inclusiva. Paulo Freire trás assim uma visão que o indivíduo pense como um ser critico que passe a se questionar, no qual sua realidade ali ela não está estagnada e sim que pode ser mutável, sendo assim um agente ativo da mudança. 

Ademais, Freire trás uma questão que é muito bem empregada e aceita hoje em algumas instituições, que faz com que o aluno faça uma troca com os professores, sendo assim os discentes pode levar seus questionamentos e suas contribuições para que assim possa ser construído realmente um ambiente de aprendizagem mútuo. 

No decorrer é ponderado sobre a importância de como é imprescindível ter um olhar de como se passa a realidade dos alunos dentro dos ambientes escolares e tentar se adequar a eles e não o contrário, tentando assim inseri-los no cotidiano o qual fazem parte. 

Sendo assim o modelo de pensamento de Paulo Freire nos remete ao atual estilo da UFSB, no qual nos remete essa interação que tenta inserir os jovens como principal quadjuvante, o qual tem a possibilidade de se tornar um ser capaz, pensante e crítico dando assim frutos de suas próprias idéias e não reprodutor de outros conceitos.

sábado, 4 de agosto de 2018

Aula do dia 16 de julho


Na aula do dia dezesseis de julho foi realizado um júri intitulado "Tribunal da Universidade: What's up?"  

O júri foi baseado no material no qual foi disponibilizado pelo docente Rafael:  A quarta missão da universidade ( Livro Fernando Seabra e Naomar de Almeida Filho) serviu assim como embasamento para defender seus argumentos no tribunal. O Tribunal foi dividido em varias partes, como exemplo cada grupo ficou responsável por um tema, que foram eles: Precursores, Escolástica, Clássicas, Vocacional, Pesquisa, Social, Júri e Impressa.

No decorrer da aula foram apresentados os pontos de vista de cada grupo em que se resumia a defesa de cada estilo de Universidade, sendo eles positivos ou negativos baseando-se assim no material de apoio e um pouco de conhecimento que foi adquirido por outras fontes. Foi possível ainda contribuir individualmente com seus pontos de vistas e tendo assim um fechamento bem sintetizado de todos os temas. E por fim houve a participação do júri fazendo um apanhado de toda a apresentação com intuito de acrescentar ainda mais no Tribunal.
Através da impressa foi possível registrar alguns momentos do trabalho proposto.


09 de julho

Lisboa 
Na aula do dia nove de julho foi feito uma revisão a respeito dos tipos de modelos universitários no mundo ao qual foi abordado no video de conferencia do professor Naomar, ao qual foi explicitada uma linha do tempo de alguns seculos passados até os dias de hoje.

Logo após foi proposto um Tribunal da Universidade intitulado "What's up?" no qual os discentes se baseariam em um material de apoio que foi disposto o livro "A quarta missão da universidade" sendo marcado para apresentar na próxima aula, para que assim fosse possível defender suas ideias abordando pontos positivos e negativos.


Em continuidade o docente fez uma breve exposição de alguns slides o qual abordava a respeito de alguns autores em que a UFSB baseou-se para sua criação e quais foram alguns dos seus conceitos aplicados na universidade atualmente, sendo alguns dos autores Paulo Freire, Anisio Teixeira, Pierre Levy e Milton Santos.